Por Leonor Atalaia , 06 de Dezembro de 2019 Demência
Conviver e cuidar de um idoso com Alzheimer é uma realidade cada vez mais frequente das famílias portuguesas. É cada vez mais importante desmistificar a doença e educar os cuidadores (formais e informais) no sentido de saberem como lidar com pessoas com esta doença ou outra forma de demência.
Fala-se de humanização dos cuidados, empatia e comunicação, mas o que é isto em termos práticos no dia-a-dia de quem cuida de um familiar idoso com Alzheimer? O que tem impacto no bem-estar familiar e na qualidade de vida do idoso com demência, e na do seu familiar cuidador?
Ler mais Por Carolina França , 02 de Dezembro de 2019 Dependência
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma doença de aparecimento súbito e exige da família uma rápida aceitação e adaptação, principalmente no momento de regresso do idoso a casa.
A falta de informação gera medo e insegurança ao cuidador, por isso compilamos alguns conselhos para ajudá-lo a evitar alguns erros mais comuns ao cuidar de um familiar idoso que teve um AVC.
Ler mais Por Joana Marques , 02 de Dezembro de 2019 Idosos
A meditação mindfulness é frequentemente definida como uma prática onde a pessoa utiliza técnicas simples para focar a sua mente num objeto, pensamento ou atividade em particular, visando alcançar um estado de clareza mental e emocional.
Esta prática associada ao envelhecimento ganha uma relevância diferenciadora. A par de todos os cuidados a ter com o idoso pode atuar na diminuição dos níveis de ansiedade e aliviar alguns sintomas de doença, como é o caso do Alzheimer.
Ler mais Por Leonor Atalaia , 25 de Novembro de 2019 Demência
As pessoas com demência experienciam uma série de sintomas debilitantes que têm um grande impacto na sua capacidade de realizar autonomamente atividades no dia-a-dia. As mudanças neurológicas no idoso causam desorientação temporo-espacial, diminuição da capacidade de comunicação, perda de memória e ainda sintomas comportamentais como apatia, agitação, agressividade.
Estudos atuais apontam para a eficácia da música como uma alternativa simples, sem efeitos colaterais e de baixo custo para amenizar os sintomas da demência. Saiba mais!
Ler mais Por Carolina França , 25 de Novembro de 2019 Longevidade
Ajudar o idoso a ser autónomo é um processo complexo e que exige, para além de tempo, alguma disponibilidade mental. Trabalho em equipa é o requisito necessário para que o familiar idoso não perca a capacidade de realizar as suas tarefas do dia-a-dia.
O início do processo exige que troque a expressão «fazer por ele» por «fazer com ele». O artigo, irá ajudá-lo, através de 7 dicas simples, a perceber como ajudar o seu familiar idoso a não perder autonomia.
Ler mais